Curso

Terra, água, fogo

Casas saídas do barro, artefactos e narrativas míticas feitas com as mãos.

Com pedaço de barro moldaram-se bisontes nas cavernas; com terra e palha construíram-se tanto as mais simples abóbadas e domésticas habitações como zigurates e mastabas imperiais.

Com terra e água – calor do sol e depois fornos – criaram-se, também, os utensílios para cozinhar e objectos simbólicos que davam forma a mitos e sentido profundo às mais antigas comunidades.

Moldar e modelar – um modus em medida pequena. O barro e os moldes – as grandes obras escultóricas de mármore e metal também começaram pela argila, ou tiveram variantes experimentais nestes materiais simples.

Cobrir fachadas e paredes com pedrinhas coloridas lembrando obras dedicadas às musas, fazer presépios, bicharocos, santinhos e mafarricos. Dos mosaicos à azulejaria e ao figurado, na sua expressão nacional, entre o erudito e o popular.

O estatuto da cerâmica entre arte, artesanato e tecnologia. Testemunhos arqueológicos e sociais. Problemas de médium e técnica face à arte contemporânea. O ceramista e a importância atribuída à habilidade e perícia técnica.

Datas: 8 Março a 3 Maio 2023

Horário: 4a feiras das 18h às 20h

Local: À distância/On-line

Inscrições: secretaria geral

Antigo Mercado de Xabregas, Rua Gualdim Pais, 1900-255, Lisboa
T +351 21 880 10 10

secretaria@arco.pt

Imagem: Antony Gormley, Field 1991